Embalagens personalizadas: 20% dos consumidores pagariam a mais para receber produtos como presentes

Você tem ideia das preferências do seu consumidor? Um novo estudo aponta de que forma os clientes gostariam de receber suas encomendas e até mesmo, qual a porcentagem deles estão dispostos a pagar mais caro por embalagens personalizadas. Confira essas informações!

É essencial entendermos quais são as preferências dos nossos clientes e também suas expectativas.

Dessa forma, um novo estudo, idealizado pela líder em em fabricação de embalagens, Sealed Air, trouxe uma perspectiva do cliente, sobre as embalagens enviadas pelos e- commerces brasileiros.

Pontos relevantes para o consumidor

As vendas realizadas diretamente para o consumidor, movimento conhecido como D2C (direct to consumer), traz alguns questionamentos desse público tão exigente.

Embalagens no tamanho correto para o transporte, redução do excesso de material, segurança da embalagem e identificação da marca são alguns dos pontos levados em consideração pelo público.

Qual o tipo de embalagem ideal, na visão do cliente?

O estudo afirma que os consumidores acreditam que 75% a 90% do espaço da embalagem devem ser preenchidos com o produto adquirido.

Produtos não frágeis como roupas podem ser entregues em embalagens flexíveis como envelopes de proteção, conhecidos como mailers.

Não havendo a necessidade de utilizar caixas de papelão para esse tipo de produto, por exemplo.

Dessa forma, 80% dos consumidores afirmam ficar satisfeitos ao receber seu pedido nesses envelopes de proteção.

Confira também: como calcular cubagem para venda online? Aprenda aqui!

A importância de pensar na experiência de compra

Um levantamento realizado nos Estados Unidos, aponta que o uso de caixas na embalagem sem haver necessidade pode comprometer a experiência de compra do consumidor.

Flávia Moreira, Gerente de Marketing da Sealed Air e Fulfillment na América Latina comenta sobre a frustração do cliente, caso receba uma embalagem inadequada.

“Quando não se otimiza material, seja plástico ou papel, é gerado um desconforto para os consumidores que têm que fazer o descarte do pacote muitas vezes, grande”, ela comenta.

“Isso causa frustração como parte da experiência do cliente, principalmente quando ele realiza compras online com frequência.” Afirma, Flávia Moreira.

A aparência da embalagem importa?

O estudo revela ainda, sobre a importância da aparência da embalagem, que pode influenciar de forma positiva ou negativa, dependendo do seu estado.

“A embalagem de proteção substitui a experiência de compra tradicional e é a primeira impressão da marca, quando o produto chega à porta do consumidor.” aponta Moreira.

A percepção do público por faixa etária

Os dados revelam ainda, que há diferentes percepções sobre a embalagem, divididos por cada faixa etária.

49% dos consumidores com idade entre 18 e 29 anos, por exemplo, ficam mais satisfeitos quando recebem suas compras em embalagens personalizadas com o nome da marca ou como presentes.

Por outro lado, esse índice cai quando o público pertence a faixa etária de 30 a 44 anos, sendo apenas 37%, por exemplo.

Já para o público entre 45 a 60 anos o número diminui ainda mais, sendo relevante apenas para 29% dos entrevistados.

Para os compradores com mais de 60 anos o índice fica apenas em 15%, mostrando que nessa idade, esses detalhes sobre a embalagem não são tão importantes.

Embalagens personalizadas e o fator segurança

Um fato que preocupa os consumidores é o risco de roubo de mercadorias.

Na visão do cliente quanto mais premium a embalagem se parece mais haverá esse risco.

Pensando nisso, as lojas virtuais podem pensar em embalagens personalizadas que construam o reconhecimento da marca e ao mesmo tempo possam oferecer uma experiência positiva.

Como fazer isso? A solução mais comum encontrada pelos consumidores que participaram do estudo, é que as lojas possam investir em uma embalagem simplificada por fora, porém bem elaborada por dentro.

“Este é um ponto de atenção para as marcas que precisam desenvolver um bom planejamento de proteção, aliando comunicação de marca e segurança. Um exemplo disso seria a customização do interior da embalagem”, finaliza Moreira.

Clientes dispostos a pagar mais caro por customização

O estudo revela também, que há uma parcela dos consumidores que querem ter acesso a uma experiência personalizada completa.

Ou seja, cerca de 20% dos consumidores afirmam que estão dispostos a pagar mais caro por embalagens personalizadas que sejam enviadas como presentes, por exemplo.

Como são as embalagens do seu e-commerce? Já tinha parado para pensar na importância delas na sua loja? O perfil do seu público importa muito e precisamos estar atentos a tudo isso!